Colunistas do Fla – 09/01/08.

Diferentemente das outras vezes que nós (os Colunistas do Fla) exaltamos, criticamos, defendemos ou resumidamente analisamos a temporada que passou ou que está para começar, desta vez a temática do texto será outra.

 

O fato que narrarei a seguir, somente o torcedor do Flamengo entenderá! Esta é uma história verdadeira do qual foi contada por um grande amigo, que agora repasso a vocês…

 

Pois bem: No dia 11 de Novembro de 2007, o Flamengo derrota o Santos por 1 a 0 com gol de Souza pelo Campeonato Brasileiro 2007, pulando então para a 3º colocação, garantindo assim uma momentânea vaga na Copa Libertadores. Até aí nenhuma novidade, mas…

 

– “O que me chamou mais a atenção, foi um ato de devoção, realmente uma declaração de amor ao clube, que somente a nação consegue explicar… Faltando cinco minutos para terminar a partida, olhei para o lado direito das cadeiras inferiores, mas precisamente atrás do gol e não mais do que dois metros de distancia de mim e de outros torcedores, notei um jovem que aparentava ter no máximo 12 anos de idade e ele ajoelhado, rezava, pedindo pela vitória; Para uns pode ser exagerado, para outros nem tanto”.

 

– “Sendo que mais uma surpresa estava reservada para as poucas pessoas que prestavam atenção tanto ao final do jogo, mas também no pequeno rubro-negro. Ele sem que esperássemos começa a recitar um verso em voz alta, quase aos berros e se inicia um choro incontrolável, contrastando com a cantoria da torcida, que muito feliz com o Flamengo, cantava o tema da vitória sem parar. Ao final do jogo, pedi para que ele me dissesse como era exatamente este verso. Confesso que eu não o conhecia, acabei memorizando-o para depois pesquisar… Foi então que descobri, que o verso havia sido gravado no documentário sobre o centenário do Flamengo, por um jogador Argentino chamado Valido, que na década de quarenta, juntamente com tantos outros craques, deram ao Flamengo o seu primeiro Tri Campeonato Estadual”.

 

O verso é assim:

“Flamengo,

Se por querer-te tanto,

Te quero mais que a minha vida,

Que mais quero?

Querer mais?”.

 

Gostaria também de fazer uma pequena homenagem a Agustín Valido, que certamente foi além de grande jogador, um dos mais apaixonados pelo Flamengo.

 

Agustín Valido, foi um jogador de futebol argentino de Buenos Aires que foi ídolo no Flamengo, marcou 45 gols em sua passagem sendo o mais importante na final do Campeonato Carioca de 1944 que garantiu o primeiro Tricampeonato carioca do Flamengo em sua história. Veio para o Flamengo do Boca Juniors. Mas, sua história é especial. Agustín largou o futebol. No entanto, retornou ao Flamengo a tempo de disputar a final do campeonato carioca de 1944, contra o Vasco. Ele havia aparecido na Gávea para disputar uma pelada com operários da sua gráfica. Relutante, Valido aceitou convite do técnico Flávio Costa, e voltou aos gramados, marcando presença na goleada de 6×1 contra o Fluminense, e marcando o gol do tricampeonato de 42-43-44. O jogador era pura simpatia, e afirmou que o Flamengo foi a maior emoção de sua vida.

 

Pesquisando, eu consegui encontrar algumas citações de Valido a respeito do Flamengo.

Eis:

 

“Olha o momento inesquecível, que mais inesquecível que esta bendita camisa do Tri Campeonato, quer um momento mais bendito do que esse ?”.

 

“queria botar a camisa do Flamengo neste aniversário, que eu amo tanto o meu clube! Não há ninguém que possa imaginar o sentimento profundo que eu tenho em meu coração sobre o meu querido Flamengo. Ganhe ou perde”.

 

“Eu queria ser um poeta para podes explicar, mas não consigo dizer o sentimento de amor que a gente tem por esse Clube”.

 

São por estas pequenas demonstrações que temos a plena certeza, de que somos realmente os mais apaixonados e fanáticos torcedores, e certamente é por você Flamengo, o maior Clube de Futebol do Mundo!

 

Quando comecei a preparar o texto para postar no Blog, nenhuma notícia de atacantes havia saído em relação ao Flamengo. Poucas horas depois a entrevista do Ronaldo foi divulgada, e para a frustração de muitos(não minha), à vinda dele não irá acontecer antes do término de seu contrato. Outro atacante que preencha os requisitos dos torcedores, ao que parece também não irá acontecer, aguardaremos os próximos dias. Quanto à diretoria, pura farsa, propaganda apenas, onde muitos acreditaram que KL e Cia haviam mudado a forma de agir, quanto engano…

 

O que mais me deixou decepcionado foi à forma como o Ronaldo tratou a situação, numa entrevista profundamente infeliz: “É verdade que existe um interesse, mas minha vontade é lutar por um papel importante no Milan. É por esse time que eu quero jogar, o time que sempre depositou muita confiança em mim. O importante agora é que estou me sentindo bem e quero voltar a jogar”, afirmou o centroavante brasileiro. Ele tem um contrato a cumprir, porém a forma como se expressa deixa claro que por mais que ele seja Flamenguista, a vontade sempre foi de permanecer lá, e em nenhum momento vir jogar no Flamengo.

 

Fica no ar a pergunta, baseada na declaração de Ronaldo, será que aqui no Flamengo ele não teria a mesma confiança ou maior depositada nele ?

 

Que me desculpem alguns… O trabalho que vem sendo de maneira aceitável, é o mínimo que a diretoria deve fazer. Mas ainda sim: Kléber Leite, Marcio Braga e dirigentes que fodem o Flamengo, vão pra Puta que pariu !

Ronaldo apartir de hoje você não é mais bem vindo ao Flamengo(minha opinião).

 

Após isso tudo, me vem ao pensamento o caso descrito mais acima, de um argentino que largou tudo pelo Flamengo, este sim deve ser reverenciado. Eterno ídolo da nação rubro-negra. Obrigado Valido!

 

Por: Fábio [CRF]

Explore posts in the same categories: Saiu na Imprensa

2 Comentários em “Colunistas do Fla – 09/01/08.”

  1. Edu Matheus Says:

    Ótima iniciativa do bolg…

    Obrigado por apoiarem esse trabalho!

    SRN

  2. Flamenguista roxo Says:

    gostei da sua historia

    mas foi péssimo vc criticar o Ronaldo…

    vlw


Deixe um comentário